Ano 5 | Nr.61 | set-out 2020

Old _1200x 600


Editorial

Riscos e regras para quem viaja (agora) 

As deslocações de pessoas entre regiões diminuíram muito nos últimos meses. O turismo, mesmo na altura do verão, teve números residuais. A mobilidade da maior parte das pessoas, nestes tempos de pandemia, limitou-se às suas zonas residenciais, à sua cidade, ao seu país. Mas, mesmo assim, ainda há viajantes. Por necessidade, na maioria dos casos, mas também alguns, poucos, por lazer. Emigrantes, imigrantes e indivíduos que visitam familiares e amigos são os que agora viajam mais frequentemente. São aqueles que acham que já estão (ou pensam estar) familiarizados com os riscos no destino, e, por isso, não necessitam fazer consulta de medicina do viajante. Exceto agora. A maioria dos nossos atuais viajantes procura a consulta, não pelos riscos das doenças endémicas nos destinos, mas pelos riscos relacionados com a existência de transmissão de SARS-CoV-2 nesses mesmos destinos. E pelos riscos, incómodos, stress e angústias que poderão eventualmente experimentar no processo de viajar: aeroportos, aviões, procedimentos à saída e à chegada. Porque, neste momento, existem regulamentações bem definidas sobre os comportamentos nos aeroportos e nos aviões. Mais difícil ainda, as entradas e saídas de países (ou regiões) estão sujeitas a regras específicas, que variam de país para país, de região para região. Estes são assuntos fundamentais para quem viaja, e o profissional que faz consulta de medicina do viajante tem que estar capacitado para os analisar e transmitir.

Discutir os procedimentos de segurança e controlo de transmissão de SARS-CoV-2 nos aeroportos, aeronaves, entradas em países e/ou regiões é o objetivo dos 3 Webinars que a SPMV vai levar a cabo nos próximos 2 meses. O primeiro, o final de outubro, abordará o tema da segurança nos aviões, e terá como palestrante o Dr. Rui Pombal, especialista em medicina aeronáutica da UCS, e coautor de um artigo sobre este assunto recentemente publicado na JAMA (ver publicações seleccionadas); em novembro, a Drª Delfina Antunes, médica especialista em saúde pública, coordenadora da Sanidade Internacional da Região Norte, vai abordar a problemática da sanidade de fronteiras, as suas regras e procedimentos, não só a nível nacional como internacional. Finalmente, em dezembro, discutiremos o tema das normas e regulamentações que estão a ser aplicadas por uma região autónoma: a Madeira. Vamos ter como palestrantes o Dr. Maurício Melim, especialista em saúde pública, coordenador da Unidade de Emergência de Saude pública da Região Autónoma da Madeira (RAM), para discutir os princípios, a aplicabilidade e os resultados das normas para quem viaja para a região, e a Drª Ana Paula Reis, infeciologista, responsável pela coordenação hospitalar da covid-19 na Madeira, que irá refletir sobre os aspetos clínicos e evolutivos dos casos diagnosticados, e a sua relação com as regras de entrada na região e características dos seus visitantes.

Nesta altura extremamente difícil e exigente para todos, mas sobretudo para os profissionais de saúde que estão na linha da frente, no terreno e nos hospitais, não é fácil encontrar tempo (e, por vezes vontade) para assistir a mais uma sessão científica à distância, com interação muito limitada. Viajar é sair da nossa atual realidade e encontrar outras. Pensar em viajar oferece-nos, no mínimo, o sonho de uma realidade melhor. Fica o convite para pensar em viagens.
 

Jorge Atouguia                               
 Presidente da Direção da SPMV 

                                                                  

 

Atualidades na Medicina do Viajante

A atualidade na medicina do viajante continua a ser dominada pela pandemia de SARS-CoV-2. Dentro da muita informação e formação relacionadas, destaque para os Webinars da SPMV, referidos no editorial desta newsletter, e o Curso Pós-Graduado de Atualização em Doenças Infecciosas Emergentes - Covid19, organizado pela Clínica Universitária de Doenças Infecciosas da Faculdade de Medicina de Lisboa, que está a decorrer durante o mês de outubro.

Infeção por vírus West Nile na Europa: continuam a surgir, semanalmente casos de infeção em humanos: Desde o início de 2020 e a partir de 8 de outubro de 2020, os estados-membros da UE comunicaram 285 casos humanos de infecção por WNV e 31 mortes : Grécia (135, incluindo 20 mortes), Espanha (75, incluindo 7 mortes), Itália (54, incluindo 3 mortes), Alemanha (12), Roménia (6, incluindo 1 morte), e Hungria (3). Portugal notificou um caso de infeção num equídeo.

As áreas de transmissão e o número de casos de infeção pelo vírus da encefalite transmitida por carraças (TBE) estão a aumentar na Dinamarca. Foi sugerido que o vírus possa estar a ser introduzido por carraças em aves migratórias, que o estarão a transportar para outras zonas. O vírus está agora estabelecido em várias localidades. Indivíduos residentes ou que visitem as zonas identificadas como zonas de risco para a transmissão de TBE devem considerar a vacinação.

A Sanofi Pasteur, a divisão de vacinas da Sanofi, celebrou um acordo de distribuição exclusiva com a Valneva, fabricante francesa de vacinas especializadas, para passar a distribuir em Portugal duas vacinas utilizadas na medicina do viajante: a Ixiaro®, vacina contra a encefalite japonesa e a Dukoral®, vacina oral contra a cólera.

 

 

PUBLICAÇÕES SELECCIONADAS

 

Risk of COVID-19 During Air Travel. JAMA. Pombal R, Hosegood I, Powell D. Published online October 01, 2020.
DOI:10.1001/jama.2020.19108

Factors Affecting Pre-Travel Health Seeking Behaviour and Adherence to Pre-Travel Health Advice: A Systematic Review. Dylan Kain, Aidan Findlater, David Lightfoot, Timea Maxim, Moritz U G Kraemer, Oliver J Brady, Alexander Watts, Kamran Khan, Isaac I Bogoch J Travel Med. 2019 Sep 2;26(6):taz059.
DOI:10.1093/jtm/taz059

Use of repellents by travellers: A randomised, quantitative analysis of applied dosage and an evaluation of knowledge, Attitudes and Practices (KAP) Hasler T., Fehr J., Schlagenhauf P., Held U.,Travel Medicine and Infectious Disease, (2019)
DOI: 10.1016/j.tmaid.2018.12.007

Travelers’ diarrhea: A clinical reviewLeung A., Leung A., Wong A., Hon K. Recent Patents on Inflammation and Allergy Drug Discovery, (2019)
DOI: 10.2174/1872213X13666190514105054

A systematic review of factors affecting adherence to malaria chemoprophylaxis amongst travellers from non-endemic countries. Ahluwalia J., Brooks S., Rubin G., Weinman J. Malaria Journal, (2020)
DOI: 10.1186/s12936-020-3104-4

Emerging concepts in the diagnosis, treatment, and prevention of travelers' diarrhea. Schweitzer L., Libman M., Singh B., Rupali P. Current Opinion in Infectious Diseases, (2019) DOI: 10.1097/QCO.0000000000000581

Normal body temperature: A systematic review. Geneva I., Cuzzo B., Fazili T., Javaid W. Open Forum Infectious Diseases, (2019) DOI: 10.1093/ofid/ofz032

Dengue, Zika and Chikungunya during pregnancy: pre- and post-travel advice and clinical management. Stojanov M., Masmejan S..[...]Chiu Y. Journal of Travel Medicine, (2019) DOI: 10.1093/jtm/taz077


 

FICHA TÉCNICA

Edição 
Direção da SPMV

Corpos Diretivos da SPMV
Direção 
Prof. Doutor Jorge Atouguia 
Clinica de Medicina Tropical e do Viajante, Lisboa 
Presidente 

Prof.ª Doutora Cândida Abreu 
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 
Centro Hospitalar de São João, Porto 
Secretária-Geral 

Dr. Dinarte Nuno Viveiros 
Unidade de Saúde Pública, 
Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Interior Norte
Centro de Vacinação Internacional, Coimbra 
Vogal

Mesa da Assembleia Geral 
Prof. Doutor Saraiva da Cunha 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra 
Presidente 

Dr. Nuno Marquesⁱ 
Hospital Garcia da Horta, EPE 
Vice-Presidente 
ⁱ dispensa temporária 

Dr. Jorge do Valle 
Unidade de Saúde Pública, 
Agrupamento de Centros de Saúde Algarve II –Barlavento 
Secretário  

 

 

Conselho Fiscal 
Dr.ª Delfina Antunes 
Sanidade Internacional, 
Administração Regional de Saúde do Norte 
Presidente 

Dr.ª Sandra Xará 
Centro de Vacinação Internacional, 
Centro Hospitalar do Porto 
Secretária-Relatora 

Enf. André Silva 
Centro de Vacinação Internacional, 
Centro Hospitalar do Porto 
Vogal 

  

 

 

Supervisão e apoio Técnico Informático

Daniel Garrido 

Old _1200x 600