News 3

A Sociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV) vai realizar, a 10 e 11 de outubro de 2019 na ESTeSL – Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, os seus dois habituais fóruns de discussão sobre Saúde do Viajante: o Workshop sobre Vacinas no Viajante, na sua 3ª edição, e a Reunião Científica anual, esta já na sua 4ª edição.


Com a colaboração de especialistas nacionais e estrangeiros, o programa irá focar, por um lado, as últimas informações sobre temas de primordial importância no panorama atual das doenças do viajante e doenças emergentes, e, por outro lado, a discussão de assuntos da nossa prática diária, que nos deixam duvidas e questões, e que, por isso, devem ser apresentados, caracterizados e pensados em conjunto por quem faz Medicina do Viajante.

A mais inovadora das informações será sobre a vacina contra o vírus Ébola, que envolve, necessariamente, informação sobre o extraordinário contexto atual da epidemia na República Democrática do Congo. Um especialista de vacinas da MSD, Dr Mel Kohn, virá falar-nos sobre a única vacina, por enquanto, a ser usada no terreno. Numa outra área, a da febre tifóide, irá ser discutida a sua atual epidemiologia, o problema das resistências de S. Tiphy aos antibióticos, e as antigas e novas vacinas para a doença. O tema será abordado por um perito em Vacinologia e Saúde Pública: o Professor Giovanni Gabutti, da Universidade de Verona. Um especialista português na área das doenças respiratórias, e nas suas vacinas, o Professor Filipe Fróis, virá falar sobre estas e as suas indicações em viajantes, abordando sobretudo as vacinas pneumocócica, pertússis e influenza. Algumas das vacinas para o viajante deixam-nos a sensação de que algo nos está a escapar, e para analisar o problema teremos duas mesas redondas: a primeira sobre vacinação e estar ou não protegido (sarampo, polio, meningite) e a segunda sobre indicação ou não de vacinar (encefalite por picada de carraça, encefalite japonesa, raiva). Finalmente, terminamos pelo princípio: as manifestações clínicas após a vacinação, um tema que também habitualmente nos escapa, e que nos será apresentado pela Dra Susana Marques, uma especialista de vacinas da Pfizer.

Para a Reunião Científica definimos temáticas de três fases da viagem: i) a preparação para o destino, onde abordaremos as novas perspetivas da prevenção das doenças por vectores, quer a profilaxia da malária - novos fármacos, novas posologias, autotratamento -, quer as formas de impedir a picada de insectos – o que os atrai, o uso de repelentes, e o uso de tecidos impregnados; incluida nesta fase da viagem está a análise de problemas ligados ás viajantes grávidas ou que pretendem engravidar; ii) a caminho do destino, onde discutiremos as emergências em voo, e as limitações às viagens de avião por parte dos viajantes doentes ou incapacitados, e iii) já no destino, onde se falará do que se sabe sobre microbioma e da sua relação com a patologia intestinal do viajante.

Convidamos todos os sócios e não sócios da SPMV que tenham interesse nestas temáticas a participar neste evento científico.


Informações Práticas
:

- Inscrições limitadas | Sócios SPMV: €50,00 | Não-Sócios SPMV: €100,00. A inscrição inclui dois almoços de trabalho.

- Inscrições através do formulário online em: https://forms.gle/CKkuJNpr3hGdC6HJA

- Inscrições aceites até 30 de setembro de 2019, válidas após envio de confirmação de pagamento 
por e-mail (a realizar, por transferência bancária, para o IBAN PT50 0035 0150 00068152 430 96. 

 


PROGRAMA | PROGRAM  - versão em PDF

 

Programa III WS Vacinas Em Viajantes E IV Reuniao Cientifica (1)


 

Para receber a Newsletter da SPMV por favor deixe-nos o seu email: