Vials011116

A Direcção da Sociedade de Medicina do Viajante (SPMV) tem o gosto de comunicar que irá realizar o seu II Workshop sobre Vacinas no Viajante nos dias 23 e 24 de novembro, na Alfândega do Porto.

Este II workshop tem por objetivo a discussão de temas que contribuam para um melhor e mais completo conhecimento sobre vacinas. Com a colaboração de especialistas nacionais e estrangeiros, o programa irá incluir:

1º dia (23/11): porque surge dúvidas sobre as vacinas que temos de escolher, um especialista mundial em vacinas, Joe Schmitt, vem fazer uma conferência sobre as bases da vacinologia: vacinas - o que são, tipos, modo de ação, resposta imune, mecanismos associados e hospedeiro.
Porque o destino da viagem é essencial para a decisão de vacinar, Rogelio Lopez-Velez, do H. Ramon y Carral, Madrid, fará uma conferência sobre doenças emergentes, vacinas, e sobre a difícil decisão em vacinar.
No final desse dia abordaremos um assunto essencial e atual da vacinação: a imunidade e os grupos particulares de viajantes com resposta imune comprometida: crianças, idosos, imunossuprimidos e grávidas.

2º dia (24/11): As vacinas do PNV, pela sua importância, serão discutidas no contexto das viagens, com especial ênfase à vacina do sarampo. O surto de sarampo do Centro Hospitalar do Porto, levanta importantes questões, pelo que irá ser aprofundado e discutido, com as opiniões de especialistas em Saúde Pública, Virologia e Infecciologia.
No final do período da manhã, e porque as vacinas orais são pouco utilizadas entre nós, convidámos a Profª Cristina Masuet, da Universidade de Barcelona, para nos falar sobre polio, cólera e febre tifóide.
A primeira mesa redonda da tarde aborda o tema da comunicação com o viajante: como informar e sensibilizar o viajante que se desloca para destinos com riscos para os quais existe proteção por vacinas, mas que são destinos para os quais não se faz, habitualmente, consulta de viajante? Teremos uma discussão partilhada com representantes das Agências de Viagens, farmacêuticos, jornalistas, e colegas da área da MGF e Medicina do Trabalho.
Na mesa seguinte o tema serão as viagens para destinos de risco respiratório ou de viajantes com problemas respiratórios, porque levantam questões relacionadas com a decisão de vacinar. Esta conferência incluirá a discussão sobre o uso das vacinas pneumocócicas, vacina contra a pertussis, BCG e gripe sazonal.
Ter um conhecimento mais profundo sobre as vacinas comercializadas em Portugal, a sua disponibilidade, e as empresas que as produzem é a razão da ultima mesa redonda do workshop. Nela, as farmacêuticas apresentam os seus produtos atuais, os a introduzir proximamente, e os que se encontram em desenvolvimento. A reunião terminará com um comentário final e recomendações.

Convidamos os sócios e não sócios da SPMV com interesse nas temáticas que iremos discutir a tomar parte deste Workshop.

PROGRAMA | PROGRAM 

PROGRAMA II Workshop Vacinas No Viajante

Para receber a Newsletter da SPMV por favor deixe-nos o seu email: