Ano 9| Nr.88 |ago 2024

Old _1200x 600


Editorial

Sociedade Portuguesa de Medicina do Viajante: vamos falar de futuro

Para a SPMV os tempos são de mudança. Com os novos corpos sociais agora eleitos, venho apresentar as boas-vindas à nova Direção e à Drª Gabriela Saldanha, a nossa recém-eleita Presidente da SPMV, e desejar que seja um triénio de crescimento e de consolidação da Sociedade. Já sabemos, pelo Programa Eleitoral, que temos muito a esperar da SPMV neste triénio nas vertentes científica, pedagógica e de conexões externas com estruturas de saúde, nacionais e internacionais, e com a sociedade civil, antevendo que se vai alargar a visibilidade e aumentar o prestígio da SPMV.

A transformação vivida nestes últimos 10 anos, que são a idade da SPMV, foi realmente notória. Questões relacionadas com: a atividade da Medicina do Viajante no setor público e o crescimento exponencial de atividade no setor privado, a qualidade da atividade clínica na área da Medicina de viagem, a articulação com os Centros de Vacinação Internacional, são imperativas para um posicionamento da SPMV, num período de aumento exponencial das viagens no pós-pandemia Covid. Turismo sustentável, a atenção aos fenómenos migratórios, a interação dos migrantes são áreas a integrar no âmbito da SPMV.

A preocupação com aspetos pedagógicos e com a formação tem sido uma constante que poderá ser agora alargada a quem gravita na órbita do turismo e à população em geral, num contributo da Sociedade para a literacia em viagem.

Caberá a esta Direção a interação com a recém-nomeada Direção da Competência em Medicina do Viajante, depois do período inicial que foi de admissão por consenso à Competência.

Como elo transversal a todas as atividades da SPMV os aspetos relacionados com a informatização, a inteligência artificial, o bom ou mau uso que destas ferramentas se possa fazer, o que podem vir a trazer (e a revolucionar) na nossa atividade e crescimento. E o potencial é imenso. São questões complexas, a merecer amplo debate e discussão.

Mas porque o que faz a SPMV são os seus associados, não posso deixar de me congratular com todos os que se juntaram ao longo dos anos e nos acompanham nesta jornada. Com a sua intervenção são seguramente impulsionadores da atividade e do rumo da SPMV. Sem esquecer os primórdios e as dificuldades passadas, desde a primeira Direção da SPMV presidida pelo Professor Jorge Atouguia, a quem muito devemos. Certamente que não foi feito ao longo dos anos tudo o que seria recomendado, mas foi-o, seguramente, com dedicação e gosto. E certamente que a dedicação, o entusiasmo e o empenho vão continuar nesta nova Direção.

 

Cândida Abreu

Médica Infeciologista
"Past President" SPMV

  

                                                         

Apresentação da Nova Direção da Sociedade Portuguesa de Medicina do Viajante

É com grande entusiasmo e compromisso que anunciamos a Nova Direção da Sociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV). Para nós é uma honra assumir esta responsabilidade. Neste novo ciclo, pretendemos desenvolver os 4 eixos estratégicos:

I. VALORIZAÇÃO DA MEDICINA DO VIAJANTE
Pretendemos promover a valorização do papel dos profissionais de saúde da Medicina do Viajante, a valorização da Medicina do Viajante na formação médica e académica, incluindo pré e pós-graduada e contribuir para a reflexão sobre a organização da Medicina do Viajante em Portugal.

II. GOVERNANÇA E ADVOCACIA
Pretendemos promover a discussão sobre as competências e o enquadramento das funções dos profissionais de saúde da Medicina do Viajante no Sistema de Saúde, fomentar parcerias nacionais e internacionais para a promoção da Medicina do Viajante em Portugal e parcerias interdisciplinares e intersectoriais para o exercício da Medicina do Viajante, estimular a discussão de temas relevantes em grupos de trabalhos e eventos científicos, promover a elaboração de documentos técnicos que baseados na melhor evidência científica disponível e reforçar a representação institucional da SPMV junto das organizações internacionais da área da Medicina do Viajante.

III. COMUNICAÇÃO INTERNA/EXTERNA
Pretendemos, no que diz respeito à comunicação interna, manter a publicação regular da Newsletter da SPMV, criar podcasts na área de Medicina do Viajante, investir no conteúdo formativo exclusivo aos associados da SPMV e investir na divulgação de investigação científica e de boas práticas relevantes para profissionais de saúde da Medicina do Viajante. Na comunicação externa, é nosso objetivo renovar o site da SPMV, por forma a transformá-lo num local de consulta e pesquisa útil para os profissionais de saúde da Medicina do Viajante e ainda promover a presença da SPMV nas redes sociais e na comunicação social.

IV. FORMAÇÃO
Pretendemos manter a realização anual da Reunião Científica anual da SPMV, assim como a organização anual do Workshop de Vacinas no Viajante, promover a formação contínua de profissionais associados à Medicina do Viajante através de cursos de curta duração e criar um curso teórico-prático, com visita a Centros de Vacinação Internacional.

 

 

Antevisão da VIII Reunião Científica, VI Workshop de Vacinas em Viajantes e Conferência das Migrações

É com grande entusiasmo também que anunciamos que já estamos a preparar a nossa VIII Reunião Científica que terá lugar em Amarante nos dias 8 e 9 de Novembro de 2024. Deixamos o Programa Provisório para que se possam inteirar dos temas que vão ser abordados este ano.

 

Consultar o Programa Provisório

 

 

Antes de submeter o seu trabalho científico, recomendamos que leia atentamente o Regulamento de Submissão e Seleção de Posters que já se encontra aberto.

 

Consultar o Regulamento de Submissão e Seleção de Posters

 

 

Encontramo-nos empenhados em continuar o excelente trabalho das anteriores Direções, por forma a possibilitar o crescimento da SPMV a nível nacional e internacional.


Acreditamos que, juntos, continuaremos a construir uma comunidade ainda mais sólida e coesa, que promova o intercâmbio de experiências e a colaboração entre os vários profissionais de saúde que trabalham nesta área. Para tal contamos com a vossa participação e envolvimento ativo. As vossas ideias, sugestões e contribuições serão fundamentais para o crescimento e sucesso da nossa sociedade.

Agradecemos a confiança em nós depositada e comprometemo-nos a trabalhar em prol do avanço da SPMV e da Medicina do Viajante em Portugal. Contamos com o vosso apoio e entusiasmo para alcançarmos os nossos objetivos comuns.

 

 

A Direção da Sociedade Portuguesa de Medicina do Viajante para o triénio 2024-2026

Gabriela Saldanha, Nuno Marques, Sandra Xará, André Silva e Davy Fernandes

 

 

FICHA TÉCNICA

Direção da SPMV 2024-2026

Dr.ª Gabriela de Lacerda Saldanha
Médica de Saúde Pública
Autoridade de Saúde Coordenadora da USP Baixo Tâmega - ULS Tâmega e Sousa
CVI Porto- ULS Santo António
Presidente


Prof. Doutor Nuno Marques
Médico Infeciologista
Vogal Executivo do CA da ULS da Arrábida
Vice-Presidente

Dr.ª Sandra Xará
Médica Infeciologista
Coordenadora do CVI Hospitalar da ULS Santo António
Secretária-Geral

Enf. André Silva
Enfermeiro Saúde Comunitária
Responsável do CVI Hospitalar da ULS Santo António
Vogal Tesoureiro

Dr. Davy Fernandes
Médico de Saúde Pública
Autoridade de Saúde da USP Baixo Tâmega - ULS Tâmega e Sousa
CVI Porto - ULS Santo António
Vogal Secretário

Mesa da Assembleia Geral 

Profª. Doutora Cândida Abreu
Médica Infeciologista
ULS São João
Presidente

Dr. Luís Trindade
Médico Infeciologista
ULS Coimbra
Vice-Presidente

Dr. Ismael Selemane
Médico de Saúde Pública
ULS Litoral Alentejano
Secretário

 

 

Conselho Fiscal 

Prof. Doutor Luís Varandas
Médico Pediatra
ULS São José
Presidente

Dr.ª Sueila Martins
Médica Infeciologista
ULS Trás-os-Montes e Alto Douro
Vice-Presidente

Enf.ª Alice Manuela Pinto
Enfermeira Saúde Comunitária
Serviços de Saúde e de Gestão da Segurança no Trabalho da Universidade de Coimbra
Vogal

  

 

 












 

 

Supervisão e apoio Técnico Informático
Catarina Reis

Old _1200x 600

 

 

Para receber a Newsletter da SPMV por favor deixe-nos o seu email: