Ano 10| Nr.94 |ago. 2025

Old _1200x 600

 

Editorial

 

Medicina do Viajante Pediátrica no Século XXI: Entre Turistas, Migrantes e Refugiados

Nos dias atuais, as crianças viajam e vivem cada vez mais fora dos seus países de origem. É fácil pensarmos em famílias que viajam com crianças em contexto de turismo, ou naquelas que visitam familiares em regiões endémicas. Contudo, não podemos esquecer outros grupos em crescimento: filhos de nómadas digitais, crianças adotadas internacionalmente e, à luz da geopolítica atual, crianças deslocadas e refugiadas. Esta realidade é global e manifesta-se também no nosso país.

Viajar com uma criança tem desafios diferentes daqueles que se encontram numa viagem com adultos: a vulnerabilidade fisiológica da infância traduz-se em maior risco de infeções e outras doenças; os esquemas vacinais podem estar incompletos ou pode ser impossível realizar certas imunizações devido à idade; a prevenção de acidentes – associados ao risco de afogamento, à segurança no voo e à segurança rodoviária.

Dados da GeoSentinel Global Surveillance Network1 mostram que, entre crianças atendidas por doença após viagem, apenas 51% receberam aconselhamento prévio; entre aquelas que viajavam para visitar familiares, a taxa foi de apenas 32%, comparada com 59% nos adultos. Estes números refletem a necessidade urgente de sensibilizar pais, cuidadores e profissionais de saúde para a importância da Consulta de Medicina do Viajante Pediátrica.

No entanto, esta área enfrenta algumas lacunas, existindo poucas normas orientadoras específicas para crianças em contextos multiculturais e sendo escassos os estudos dedicados a esta faixa etária. A criação de recomendações adaptadas à pediatria, bem como formação intercultural para profissionais de saúde, são passos essenciais para colmatar estas lacunas. Também se impõe a produção de materiais educativos ajustados cultural e linguisticamente, de modo a apoiar famílias migrantes e refugiadas que frequentemente encontram barreiras de acesso ao sistema de saúde.

É neste ponto que a Medicina do Viajante Pediátrica se cruza com os fenómenos migratórios. Muitas crianças que chegam como migrantes ou refugiadas partilham vulnerabilidades semelhantes às das crianças viajantes como vacinas em atraso, exposição a doenças endémicas, viagens longas em condições precárias e maior risco de sofrimento psicológico associado a deslocação forçada. Identificar estas interseções significa ampliar o papel da Medicina do Viajante para além do turista, transformando-a numa ferramenta de saúde pública e de integração.

A criança viajante é um reflexo da globalização e da diversidade cultural do nosso tempo. Reconhecer e valorizar a Medicina do Viajante Pediátrica não é apenas garantir segurança nas viagens, mas também contribuir para a proteção e inclusão de crianças migrantes e refugiadas.

Todas as consultas são uma oportunidade de prevenção, de acolhimento e de redução de desigualdades em saúde.

Fazemos a diferença a cada criança atendida.

 

Inês Ferreira,

Assistente de Pediatria Médica com curso de Medicina do Viajante pelo IHMT

ULS Arrábida, EPE

 

1 Hagmann S, Neugebauer R, Schwartz E, Perret C. Castelli F, Barnett ED, et al. Ilness in children after International travel: analysis from the GeoSentinel Surveillance Network, Pediatrics. 2010;125(5):e1072-80

 

 

 

 

A História da SPMV Contada por Todos Nós – Partilhe as Suas Memórias!

 

Caros sócios e amigos da Sociedade Portuguesa de Medicina do Viajante,

 

Este ano, celebramos um marco especial: o 10.º aniversário da SPMV! Uma década de compromisso, crescimento e partilha na Medicina do Viajante merece ser recordada e celebrada. Para assinalar esta ocasião única, queremos criar um livro comemorativo que conte a nossa história, reviva os momentos mais marcantes e preste homenagem a todos os que tornaram este percurso possível.

 

Mas este livro não estaria completo sem vocês! Queremos que ele reflita não apenas a evolução da SPMV, mas também as memórias e experiências que partilhámos ao longo dos anos.

 

Se tiverem fotografias de atividades da SPMV entre 2015 e 2024—congressos, encontros científicos, formações ou qualquer momento marcante—partilhem connosco! O vosso contributo será essencial para trazer vida a este livro e garantir que cada página espelhe o que construímos juntos.

 

📩 Envie as suas imagens para [email protected] até 07 de setembro de 2025.

 

Juntos, vamos construir este livro e celebrar a viagem da SPMV com as memórias que mais nos orgulham!

 

 

 

Gabriela Saldanha

 

Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina do Viajante

 

 

 

IX Reunião Científica | VII Workshop de vacinas em Viajantes | I International Forum - Atlantic Mediterranean

 

Clique na imagem abaixo para aceder ao programa provisório

Programa Provisório

 

 

FICHA TÉCNICA

Direção da SPMV 2024-2026

Dr.ª Gabriela de Lacerda Saldanha
Médica de Saúde Pública
Autoridade de Saúde Coordenadora da USP Baixo Tâmega - ULS Tâmega e Sousa
CVI Porto- ULS Santo António
Presidente


Prof. Doutor Nuno Marques
Médico Infeciologista
Vogal Executivo do CA da ULS da Arrábida
Vice-Presidente

Dr.ª Sandra Xará
Médica Infeciologista
Coordenadora do CVI Hospitalar da ULS Santo António
Secretária-Geral

Enf. André Silva
Enfermeiro Saúde Comunitária
Responsável do CVI Hospitalar da ULS Santo António
Vogal Tesoureiro

Dr. Davy Fernandes
Médico de Saúde Pública
Autoridade de Saúde da USP Baixo Tâmega - ULS Tâmega e Sousa
CVI Porto - ULS Santo António
Vogal Secretário

Mesa da Assembleia Geral 

Profª. Doutora Cândida Abreu
Médica Infeciologista
ULS São João
Presidente

Dr. Luís Trindade
Médico Infeciologista
ULS Coimbra
Vice-Presidente

Dr. Ismael Selemane
Médico de Saúde Pública
ULS Litoral Alentejano
Secretário

 

 

Conselho Fiscal 

Prof. Doutor Luís Varandas
Médico Pediatra
ULS São José
Presidente

Dr.ª Sueila Martins
Médica Infeciologista
ULS Trás-os-Montes e Alto Douro
Vice-Presidente

Enf.ª Alice Manuela Pinto
Enfermeira Saúde Comunitária
Serviços de Saúde e de Gestão da Segurança no Trabalho da Universidade de Coimbra
Vogal

  

 

 

 

 

Supervisão e apoio Técnico Informático

SIMPOSIUM DIGITAL

Old _1200x 600