Em áreas onde as regras de saneamento básico e medidas de higiene são deficitárias, os viajantes devem ter precauções com a água e os alimentos, evitando assim agentes responsáveis pela diarreia do viajante.
Regras gerais:
Sempre que possível:
- Higiene pessoal antes das refeições e ingestão de líquidos é fundamental. Recomenda-se a lavagem das mãos antes da ingestão de alimentos e depois da ida à casa de banho. Poderá não haver lavatórios disponíveis, pelo que se recomenda o uso de soluções alcoólicas ou gel desinfetantes bem como toalhetes de limpeza de mãos.
- Assegure-se que o uso de utensílios de cozinha como pratos, copos e restantes utensílios estão limpos antes da sua utilização.
- No caso de alimentação nos vendedores ambulantes escolha preferencialmente alimentos cozinhados a altas temperaturas e servidos enquanto estão quentes.
Precauções com alimentos:
- O queijo e gelados são frequentemente feitos com leite não pasteurizado, pelo que estes só devem ser adquiridos em grandes superfícies comerciais onde a qualidade possa ser assegurada.
- A carne deve ser cozinhada a altas temperaturas
- O peixe e o marisco podem ser perigosos em determinadas alturas do ano, mesmo após cozinhados. Aconselhe-se localmente e caso a sua qualidade não esteja assegurada a sua ingestão deve ser evitada.
- Evite alimentos que possam estar em ar ambiente há algumas horas, não estando assim refrigeradas e deviamente acondicionadas.
- Os vegetais devem ser ingeridos preferencialmente cozinhados. As saladas devem ser evitadas, uma vez que podem ser facilmente contaminadas pelo solo e a sua lavagem não ter sido eficaz
- A fruta deve ser previamente descascada, uma vez que a casca está frequentemente contaminada pelo solo
Precauções com água e outros líquidos:
- A água deve ser ingerida preferencialmente engarrafada. Poderá ser ingerida da rede pública quando fervida, após purificação química ou filtrada.
- As regras anteriores são aplicáveis para água usada para a realização de cubos de gelo ou água usada para a higiene dentária
- A ingestão de chá e café é segura, bem como outras bebidas engarrafadas
- O leite deve ser fervido previamente à sua ingestão a menos que seja pasteurizado