Ano 5 | Nr.54 | janeiro 2020
EDITORIAL
Novo Coronavirus
A 31 de dezembro de 2019, a China reportou um cluster de casos de pneumonia de etiologia desconhecida, na cidade de Wuhan, província de Hubei, com provável origem num mercado de peixe e de venda de animais vivos, de diferentes espécies, e visitado pelos casos iniciais de doença, incluindo trabalhadores do mercado (Wuhan's Huanan Seafood Wholesale Market).
A 9 de janeiro de 2020, foi identificado o agente etiológico, um novo coronavírus, designado por 2019nCoV e a sua sequência genómica foi divulgada publicamente. Trata-se de uma estirpe deste vírus, nova em humanos, cuja análise filogenética remonta precisamente a dezembro de 2019. Este vírus está relacionado com o coronavírus SARS (SARS-CoV) de 2003. Estes coronavírus têm nas células epiteliais do trato respiratório e gastrointestinal o alvo preferencial da infeção, sendo que a transmissão pode ocorrer através de gotículas respiratórias, via aérea, fomites e fecal-oral. A transmissão pessoa-a-pessoa de 2019-nCoV já foi confirmada, havendo surgimento de casos secundários entre profissionais de saúde, mas é necessária mais informação sobre a viabilidade/facilidade deste modo de transmissão. A fonte original da doença ainda pode estar ativa e é, por enquanto, desconhecida.
O número de casos confirmados, suspeitos e óbitos tem aumentado de dia para dia. Diferentes entidades publicam atualizações diárias sobre o assunto. Fora da China existem casos confirmados em vários países asiáticos, Austrália, EUA e Europa. Todos os casos internacionais têm registo de viagem à China, prévia ao início dos sintomas, ou contacto próximo com viajante com estada na China.
Para fazer face ao surto em curso, vários países adotaram controlo de temperatura nos aeroportos, e as autoridades chinesas encerraram todas as chegadas e partidas do aeroporto de Wuhan, bem como encerraram ou restringiram outros meios de transporte públicos na zona e cidades circundantes (barco, autocarro, comboio, metro). Os veículos terrestres não essenciais, foram proibidos de circular.
Enquanto não estiverem cientificamente comprovadas questões epidemiológicamente fundamentais como a origem da infeção, as diferentes formas de transmissão, os períodos de incubação, a possibilidade de transmissão por portadores assintomáticos, as autoridades de vários países, incluindo Portugal, desaconselham a realização de viagens não essenciais à China.
Direção da SPMV
RECOMENDAÇÕES DA SPMV
Informação atualizada sobre a evolução do surto pode ser consultada em:
https://www.ecdc.europa.eu/en/novel-coronavirus-china
https://www.who.int/ith/2020-24-01-outbreak-of-Pneumonia-caused-by-new-coronavirus/en/
https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/summary.html
https://gisanddata.maps.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6
PUBLICAÇÕES SELECIONADAS
Emerging Viruses without Borders: The Wuhan Coronavirus. A Novel Coronavirus from Patients with Pneumonia in China, 2019. A Novel Coronavirus Emerging in China - Key Questions for Impact Assessment. Preparedness and proactive infection control measures against the emerging Wuhan coronavirus pneumonia in China. Transmissibility of 2019-nCoV |
REUNIÕES CIENTÍFICAS
15º Curso de Infeciologia Pediátrica da Sociedade Portuguesa de Pediatria. 13th Asia Pacific Travel Health Conference (APTHC), 30th European Congress of Clinical Microbiology & Infectious Diseases,
18-21 April 2020, Paris, France https://www.eccmid.org/
17th Conference of the International Society of Travel Medicine. 19-23 de maio de 2021, Kuala Lumpur, Malásia.
https://www.istm.org/CISTM17 ISTM Latin American Regional Meeting (RCISTM8), 21-23 May, 2020, Buenos Aires, Argentina
ESPID 2020 38th Annual Meeting of the European Society for Paediatric Infectious Diseases,
25-30 May 2020, Rotterdam, The Netherlands Northern European Conference on Travel Medicine 2020 (NECTM8) 3-5 June, Rotterdam, The Netherlands |
FICHA TÉCNICA
|