Ano 7| Nr.81 | dez 2022
Editorial
Sociedade Portuguesa de Medicina do Viajante: oito anos de vida...
Em dezembro de 2014, pela mão de 25 médicos, nascia a SPMV. Os primeiros corpos sociais da Sociedade foram eleitos no ano seguinte. Tivemos um primeiro e segundo triénio dos corpos sociais, sob a direção do Professor Jorge Atouguia, a quem a Sociedade muito deve pela sua dedicação e empenho em a fazer crescer com bases sólidas, diversificadas e com rigor científico. Este trabalho foi alicerçado numa equipa que engloba além da direção a mesa de assembleia geral e o conselho fiscal e todos os seus elementos foram, nos dois triénios, fundamentais para o implementar das atividades da Sociedade. Que prosseguiram, no curso do terceiro triénio (a decorrer) com órgãos sociais renovados, mas com o mesmo empenho e determinação.
Ultrapassámos os 200 associados e fomos diversificando atividades, cujos focos são a vertente científica e formativa e a ligação a outras estruturas de saúde, da sociedade civil e formações congéneres fora do país.
A informatização tem sido um aliado importante.
A newsletter mensal, publicada desde agosto de 2015, e desde setembro de 2019 também em edição digital, partilha atualizações de surtos de doença, opinião de peritos num editorial, publicações da literatura e atividades formativas na área; tem também a função de divulgação para outros grupos profissionais, em outras áreas de saúde, do sistema público e privado.
Para facilitar a troca de informação, comunicação e partilha entre associados foi criado em março 2016 o endereço [email protected] que nos permite ter acesso muito rápido a informação de relevo.
A página web da SPMV está a aguardar uma grande reformulação, agora que se pretende constituir uma equipa dedicada apenas a esta tarefa. Teremos novidades em 2023.
No âmbito científico foram realizados quatro workshop de Vacinas no Viajante e seis Reuniões Científicas da SPMV em que se tem privilegiado preletores de mérito, nacionais e de outros países europeus. Estas reuniões tiveram o apoio fundamental da Simposium Digital Healthcare, Pfizer Vaccines, Emergent Biosolutions, MSD, Sanofi Pasteur, Korangi, Alfasigma, Imporquímica e Medinfar. Em 2020 a pandemia por SARS-CoV-2 interrompeu-nos estas realizações que, felizmente, em novembro de 2021, pudemos retomar na bela cidade de Aveiro. Este ano, organizámos o IV Workshop de Vacinas no Viajante e VI Reunião Científica na cidade de Ovar, prosseguindo o objetivo de levar a SPMV e os seus eventos científicos fora dos maiores centros urbanos e percorrendo tanto quanto possível, o território português.
Foram constituídos grupos de trabalho desde 2016, com o objetivo de desenvolverem processos que levem a pareceres, recomendações e sugestões de boas práticas - Vacinas no Viajante, Doenças Transmissíveis Viajantes Especiais, Boas Práticas, Ética e Comunicação, que porém, dados alguns constrangimentos, foram recentemente reformulados, como é o caso, por exemplo, do grupo de trabalho que fundamenta o protocolo de colaboração entre a SPMV e a SPMS (serviços partilhados do Ministério da Saúde) que irá permitir divulgação de conhecimento e prestar apoio de consultoria a esta entidade, nos conteúdos que também produz sobre a medicina do viajante, nomeadamente na página web do SNS24.
No âmbito formativo e cientes de que a proximidade às pessoas é um fator relevante, foram realizados quatro Cursos de Atualização em Medicina do Viajante (em Faro, Leiria, Baião e Amarante) e em 2020 foi realizado um webinar sobre viagens aéreas e Covid-19 (disponível em: https://youtu.be/6TbKUAGvI3I).
Na expansão para fora do País participámos nas reuniões do SETEG (South Europe Travel Experts Group), promovidas pela Sanofi Pasteur, que engloba dois especialistas portugueses da SPMV e especialistas espanhóis e italianos, tendo por objetivo a discussão de assuntos de interesse para os três países na área da Medicina do Viajante.
Aos sócios da SPMV, aos sócios beneméritos, aos nossos Palestrantes e interlocutores a SPMV tem muito a agradecer pela colaboração prestada.
Direção da SPMV
Atualidades na Medicina do Viajante
Surto de Escarlatina – infeção por Estreptococos A
Em 2 de dezembro de 2022, foi reportado um aumento do número de casos de Escarlatina no Reino Unido, que configura classificação de surto. Na semana 46 de 2022, foram reportados 851 casos. Verificou-se ainda um aumento do número de casos de doença invasiva por Estreptococos do grupo A, sobretudo em crianças com menos de 10 anos. Até ao momento estão confirmados 5 óbitos.
Não há evidência de circulação de uma nova estirpe da bactéria, sendo a sua ocorrência atribuída ao elevado número de bactérias em circulação e ao contacto social.
Em França também foi reportado um aumento do número de casos de doença invasiva com alta incidência de fasceíte necrosante em crianças < 5 anos de idade. Para já ainda não existem dados de números elevados de casos de doença em Portugal face ao esperado para esta altura do ano.
FICHA TÉCNICA
|